sábado, 30 de agosto de 2014

Escolas participam do Pacto Pela Educação

Escolas participam do Pacto Pela Educação

No último sábado, dia 23/08, as escolas municipais de Santarém (PA), participaram do Pacto Pela Educação. Um dia com atividades variadas, envolvendo funcionários, alunos, pais e comunidades. 
Na Escola Rotary, no bairro do Caranazal, a ação começou com a coleta seletiva de materiais plásticos como sacolas e embalagens para reciclagem, culminando com salas temáticas de contação de histórias, jogos, cinema, e, uma sala específica com atividades lúdicas com professoras do PNAIC (Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa), tendo como temática o Folclore.
Todas as atividades foram acompanhadas pelos familiares dos educandos, que prestigiaram cada sala temática e as apresentações culturais feitas pelas crianças, além de demonstração de artes marciais como o judô e a apresentação de flauta doce, essas últimas sob responsabilidade do Programa Mais Educação.

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Precisa de ajuda? Então peça

Precisa de ajuda? Então peça
Atenção aos sinais Muitas vezes, a correria do dia a dia vira rotina e o diretor não percebe que está acumulando mais tarefas do que deveria. Porém algumas situações recorrentes apontam que é hora de mudar de atitude. Perceba se um ou mais desses problemas está acontecendo com você. 

Sabe aquela vontade de se multiplicar por dez para dar conta de todas as pendências acumuladas sobre a mesa e que você, diretor, acha que só você pode resolver? O peso da função e a vontade de que nada saia errado geram aquela conhecida tentação de abraçar o mundo. E isso não é um bom sinal. Não importa quão capacitado, empenhado e multitarefa um profissional seja. Ninguém consegue ser um bom gestor até se conscientizar da importância de confiar tarefas a outras pessoas. 

À primeira vista, fazer tudo sozinho pode parecer mais simples, rápido e seguro. Mas isso é ilusão. Quem escolhe esse caminho fica com mais atribuições do que pode resolver em tempo hábil e perde a oportunidade de valorizar a atuação da equipe e colocá-la como protagonista das ações da escola. "Delegar é uma das maiores competências que o gestor pode desenvolver. Ao dividir a responsabilidade, ele ajuda no desenvolvimento dos auxiliares e se libera para as ações estratégicas", explica Cisele Ortiz, coordenadora do Instituto Avisa Lá, em São Paulo. Ser centralizador pode trazer problemas não apenas ao diretor, mas também a toda a comunidade. Porém atenção! Ao distribuir as tarefas, é preciso orientar, acompanhar a execução e definir meta e prazo para a conclusão.
(Fonte: Gestão Escolar Digital)